PALESTRANTES CONVIDADOS
É crítico de arte, curador independente e professor de estética no departamento de filosofia da PUCRJ. Desde 2009, é curador do Museu de Arte Moderna (MAM), Rio de Janeiro. Graduou-se em Economia, depois obteve diplomação em História da Arte Moderna (Londres) e, posteriormente, concluiu o mestrado e o doutorado em filosofia na PUC-Rio. Foi diretor do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (RJ), colaborador da EXIT-Express (Madri) e participou do conselho de curadoria do MAM/SP. Publicou, entre outros livros, "Flavio de Carvalho” (2009), "Abraham Palatnik" (2004) e “Ângelo Venosa” (2008), todos pela editora Cosac Naify.
Luiz Camillo Osorio
Professor-titular do Departamento de Artes Plásticas da Universidade de São Paulo, leciona na graduação e pós-graduação, orientando pesquisas em História, Crítica e Teoria da Arte. Foi curadorchefe do Museu de Arte Moderna de São Paulo e diretor do Museu de Arte Contemporânea da USP. Atualmente, coordena o Centro de Estudos Arte&Fotografia e o Grupo de Estudos em Crítica de Arte e Curadoria, ambos no Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP. Em abril de 2015, assumiu a Pinacoteca do Estado de São Paulo, como Diretor Geral. É bolsista de produtividade do CNPq e possui diversos livros publicados sobre Arte e Crítica de Arte no Brasil, como “Um Modernismo que veio depois” (2012), “Pintura não é só beleza. A crítica de arte de Mário de Andrade” (2007), “Arte Internacional Brasileira” (1999), “Um Jeca nos Vernissages” (1995), entre outros.
Domingos Tadeu Chiarelli
É historiador de arte, crítico e curador anglo-brasileiro. É Professor Assistente no Research Centre for Transnational Art, Identity and Nation (TrAIN) na University of the Arts London (UAL). Em seu PHD, investigou a obra de Hélio Oiticica e sua relação com o modernismo e as culturas populares brasileiras. Como curador, trabalhou em diversas instituições, entre elas: Tate Modern, Camden Arts Centre, Embaixada Brasileira em Londres, Galeria Milan, Galeria Nara Roesler (SP) e no Museu de Arte Contemporânea de Fortaleza. Suas exposições e seus textos incluem diversos artistas brasileiros com reflexões sobre as esculturas e as experiências artísticas em espaços abertos e fechados.